Santidade: um estilo de vida


Por: Carol Fidyk
     “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que n’Ele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
     Será possível compreender um amor tão grande como o de Jesus? Ele veio ao mundo como homem, no entanto nunca pecou. Ele é santo e perfeito e, ainda assim, morreu por nós, que somos pecadores e cheios de maldade. Ele nos amou e nos ama de forma tão grande e incondicional que foi capaz de carregar os nossos pecados para que fôssemos chamados de FILHOS pelo nosso Deus. Nós não fomos comprados por qualquer coisa, mas por alto preço!

     Uma vez ouvi a seguinte frase: “Para que o Cordeiro que foi imolado receba a recompensa por seu sacrifício através da minha vida”. A verdade é que nunca seremos capazes de retribuir o sacrifício, mas as nossas vidas devem ser para mostrar que ele valeu a pena; devem ser para honrar o sacrifício de Jesus na cruz e fazer o nome d’Ele reconhecido.
    1 Coríntios 6:20 => “Pois Ele os comprou e pagou o preço. Portanto usem o seu corpo para glória d’Ele”
    Filipenses 1:27 => “Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o Evangelho de Cristo”
     A partir do momento que nascemos do Espírito, devemos abandonar as velhas atitudes e antigos hábitos, buscando ser como Jesus é, e Ele é perfeito! Gálatas 5:1 diz assim: “Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente”. Não podemos voltar a ser escravos; não podemos nos sujar novamente com o pecado! Precisamos ter a consciência que, como conhecedores da Palavra, como nascidos de novo, temos a responsabilidade de representar o Reino de Deus aqui na terra. Não podemos viver de qualquer maneira, visto que as nossas atitudes precisam refletir o caráter de Jesus.
     Isso implica dizer que devemos tomar cuidado com o que pensamos, com o que temos enchido nossos corações e com a forma que temos agido, porque temos que buscar agradar o coração do nosso Pai a todo instante e nos mínimos detalhes. Então, será que as nossas atitudes têm glorificado e exaltado o nome do nosso Senhor? Será que temos desempenhado o nosso papel de embaixadores do Reino de Deus?
     Ter uma vida de santidade requer decisão; é uma iniciativa que é tomada todos os dias, quando não nos deixamos ser coniventes com o que nos afasta de Deus; quando decidimos não nos sujar nesse mundo, mas ser diferente e fazer a diferença. Que tenhamos a Palavra de Deus como nosso guia, para nos dar força, e que busquemos a orientação do nosso Pai para as nossas vidas, porque Ele é poderoso o bastante para nos transformar, nos moldar e nos santificar.