O post de hoje é sobre os códigos e técnicas que podem ser usados na
dança, seja ela coreografada ou espontânea.
Antes de passarmos para as definições precisamos entender o que é o âncora.
Nas ministrações é comum haver um líder que guiará os bailarinos durante a
dança. Ele será o referencial mesmo que já exista uma coreografia. É para ele
que os outros ministros devem olhar, seguindo assim os seus comandos.
A formação e o posicionamento dos bailarinos no palco podem ser feitas de diversas formas, algumas delas são:
1) INTERCALADA
Em geral, utilizamos a formação de palco básica: duas fileiras, uma na frente e
outra atrás. As pessoas da fileira de trás se posicionam nos "buracos"
deixados pelas pessoas da frente. Dessa maneira todos podem ser vistos e ninguém
fica na frente de ninguém
Não ache que somente os outros devem "se virar" para se posicionar no
lugar certo!
Atenção: Se
posicione, mas olhe para ver se a formação está correta, tanto em relação ao
espaço quanto em relação às roupas. Caso seja necessário você deve mudar de
lugar
2)
TRIÂNGULO OU "V"
O
triângulo ou "V" acontece quando os ministros devem intercalar entre
si e se posicionar em "V".
Código:
Caso se deseje usar essa formação sem combinar com antecedência com todo o
grupo, basta que o âncora faça um "V" com as mãos, nas costas.
3) RODA
Ocorre quando as pessoas devem fazer uma roda durante a ministração.
Tipos:
-Existe a
roda para fora em que as pessoas devem fazer um círculo, mas com o corpo
voltado para frente para que vejam quem está dirigindo a dança.
-Existe
também a roda em que as pessoas, inclusive o âncora, fazem um círculo e ficam
de lado para o público.
-Outro
tipo de roda é quando as pessoas ficam voltadas para dentro. Neste caso elas
ficarão de costas para o público, pois geralmente, os movimentos serão feitos
para cima.
Código: Fazer
um círculo com as duas mãos nas costas.
Acontece quando os ministros tem que se juntar atrás do âncora durante a
ministração. Todas as pessoas devem formar um "bolo" de forma que não
fique nenhum "buraco".
4) BOLINHO
Código: Com as
mãos nas costas, fazer sinal com a mão chamando as pessoas pra perto.
5) FILA
Existem dois tipos:
-Fila na vertical: ocorre quando os
bailarinos se posicionam um atrás do outro.
Código: a mão é colocada nas costas na
vertical.
-Fila na horizontal: é feita quando os
ministros se colocam um ao lado do outro.
Código: a mão é colocada nas costas na
horizontal.
6) DIAGONAL :
É quando as pessoas ficam
posicionadas numa fileira na diagonal.
Código : Com a
mão nas costas é feito um sinal na diagonal, indicando aos ministros se
posicionarem atrás dele.
Com relação as formas de executar um movimento, seja em dupla ou em
grupo, também temos algumas variações:
1) DIRIGIDO
Quando a pessoa que está à frente
da ministração faz movimentos e os demais o seguem na mesma frequência, no
mesmo tempo. É como se fosse uma dança improvisada em grupo.
Obs: Quando a pessoa que está
dirigindo virar de costas ou para um dos lados, ela estará colocando a
ministração sob a responsabilidade de outra pessoa que dirigirá os passos. Essa
segunda pessoa será a que estiver mais a frente, na “ponta”, dependendo da direção
que o grupo se mover.
2) CANON
É quando acontece a continuidade
do mesmo movimento ou de movimentos diferentes. É uma sucessão de movimentos marcados,
firmes. Basicamente existem dois tipos:
-O
primeiro é quando o âncora faz um gesto sozinho e depois que ele termina todo o
grupo repete esse gesto junto.
-O segundo
é chamado de Canon Sequenciado. Ele tem o efeito de onda. Imagine uma torcida
num estádio lotado fazendo a “ola”, esta é a ideia que nos leva a compreender
melhor este recurso. Acontece quando uma pessoa faz um movimento, em seguida a
pessoa atrás ou ao lado faz o mesmo movimento, depois a terceira e assim
sucessivamente.
3) INTERAÇÃO
É quanto dois ou mais ministros interagem entre si. Não há necessidade
das pessoas estarem em contato físico e nem de fazerem os mesmos gestos, mas elas
devem estar em harmonia.
4) CONTATO E IMPROVISAÇÃO
É quando duas ou mais pessoas dançam juntas improvisando, porém com contato físico entre elas.
5) ANTÍFONA
É feita preferencialmente em dupla. A antífona acontece quando uma
pessoa dança uma parte da música e depois “congela”, então, a outra pessoa que
estava parada enquanto esta dançava começa a ministrar fazendo movimentos
iguais ou não aos gestos executados pela primeira. Esse tipo de movimentação
também pode ser feita com dois grupos, transmitindo a ideia de pergunta e
resposta, semelhante ao que ocorre em batalhas de street dance, porém o objetivo não será uma disputa.
Devemos lembrar que usando a criatividade é
possível misturar esses elementos. Por exemplo, é possível fazer um canon em
formação de triângulo. Ou ainda um dirigido em roda, entre outras possibilidades.