Por: Etiene Lima
Paulo foi um pregador da Palavra de grande exemplo para nós! E o que eu vejo nas cartas de Paulo que estão contidas na Bíblia é que ele em todo tempo tinha a preocupação de não apenas pregar a mensagem e salvar vidas, mas também de consolidar e cuidar dessas vidas, de acompanhar essas pessoas.
E nas cartas de Paulo aos Corintios eu vejo isso claramente: o cuidado de Paulo com aqueles que ele tinha levado a Cristo. Por vezes, vejo que ele se exaltava ou perdia a paciência com o fato de o povo de Corinto permanecer em alguns erros ou em perder tempo em discussões inúteis acerca da fé, situações em que ele falava de forma mais dura com o povo. Mas vejo nisso o amor! Isso me faz me colocar dos dois lado da história e refletir sobre duas questões:
1) Como se eu fosse o povo de Corinto...
Como está o meu posicionamento diante de tudo o que já aprendi sobre Cristo? Será que tenho sido imatura espiritualmente e cometido erros banais acerca da minha fé?
Às vezes lemos textos sobre Paulo exortar o povo e podemos julgar as atitudes dessas pessoas, pensando que eram imaturas ou que cometiam erros bobos sobre a fé que não faziam sentido. Mas será que nós não temos agido assim em alguns momentos? Será que nós não negligenciamos o sacrifício de Deus em algumas atitudes? Será que nós não somos imaturos quanto nos incomodamos com coisas simples na vida do irmão e ao invés de nos ajudar uns aos outros nós geramos contendas bobas e desnecessárias entre nós?
Acho tremendo nesses livros o quanto Paulo fala a respeito dos dons espirituais, do dom supremo do Amor, da unidade do Corpo de Cristo e do quanto devemos trabalhar juntos e do quanto cada parte é importante para formar o todo! Isso me lembra Ministério! E me faz refletir sobre a verdadeira unidade e o quanto é fundamental o que cada um faz na sua particularidade.
2) Como se eu fosse Paulo....
Será que tenho me preocupado com aqueles a quem eu já falei de Jesus a ponto de cuidar verdadeiramente? Será que tenho consolidado as pessoas conhecem a Deus e que precisam de ajuda para permanecer nele?
Acho incrível o cuidado de Paulo para com o seu chamado, para com as pessoas! Por mais que as vezes ele perdesse um pouco a paciência e fosse um pouco duro em seus discursos, ainda acho que ele tinha muita paciência para cuidar, cuidar, cuidar e amar! Ele se entregou de tal maneira ao serviço para o Senhor e se dedicava de tal forma que nos gera vergonha ao refletir sobre o que temos feito...
Verdadeiramente precisamos aprender não apenas com os ensinamento que Paulo deixou para outras pessoas e aplicar também nas nossas vidas, mas precisamos aprender como o próprio exemplo de Paulo na sua vida cotidiana e caminhada cristã.
O povo de Corinto deu bastante trabalho para Paulo, mas ele insistiu em auxiliá-los na caminhada cristã...
Paulo exorta à santidade e à maturidade espiritual.
Critica o egoísmo, as contendas entre os irmãos, o orgulho, a imaturidade.
Ensina o nosso dever de pregar o evangelho.
Se faz o exemplo de que todos passamos por dificuldades, mas Deus é quem nos fortalecerá! Por isso devemos permanecer firmes e não desanimar!