Inseguro, eu?


Por: Raielly Pontes

Feedback: o rei do Egito não sabia do acordo que os egípcios e os israelitas tiveram no passado (por conta de José*) e temeu o crescimento rápido da população israelita, obrigando que todos os recém nascidos homens fossem mortos; jogados no rio. Moisés foi salvo pela princesa e por isso, viveu. Fugiu do Egito por medo das consequências que o seu pecado traria, e foi morar em terras estrangeiras. Lá, casou-se e viveu por muitos anos. Moisés cuidava dos rebanhos de seu sogro, e em um dia, os levou para o outro lado do deserto: foi aí que tudo começou.

Todos sabem como foi o primeiro encontro de  Moisés com Deus e todos também sabem da resistência de Moisés para não ir a frente do seu próprio povo por medo de não passar credibilidade suficiente para guia-los. (Êxodo 4:1) 

Em diversos momentos, Moisés mantém duro o seu coração contra a vontade de Deus (êxodo 4:10 e 4:13) e sua insegurança o dominou até que O SENHOR permitiu que ele levasse Arão para falar por ele (Êxodo 4:30-31).


Moisés mostrou ao povo os milagres, Moisés conversou com o rei do Egito sobre o plano de oferecer sacrifícios a Deus, Moisés intercedeu pelo povo, Moisés clamou para que cessasse cada praga, Moisés, Moisés. 

Afinal, qual a verdadeira finalidade da presença de Arão?


Não podemos afirmar com certeza quais foram os motivos de Moisés se sentir tão seguro com Arão já que ele mesmo tomou a frente da situação em diversos momentos, mesmo com vários empecilhos (como a fala) que ele mesmo havia citado na presença de Deus. A questão é que insegurança e medo são sentimentos comuns, que desde sempre existiram.

Nós, como ministros enfrentamos todos os dias a insegurança de tomar a frente das situações que Deus nos propõe. A santidade, a organização de tempo, a nossa vida com Deus, a nossa família, a nossa vergonha (muitas vezes), o nosso sentimento de incapacidade em relação a dança: tudo isso nos leva a escondermos nossos dons e falarmos NÃO quando O Senhor nos chama. 

A verdade é que o ser humano necessidade de auxílio e o sentimento de segurança principalmente para assumirmos o papel de levar o Espírito Santo de Deus às pessoas. 

O nosso dever é pedir a capacitação todos os dias e nos prepararmos porque as situações vêm e independente do nosso medo, quando entregamos nossa vida a Deus, somos "obrigados" a encarar cada desafio (claro que dentro do livre arbítrio).


"Pai, nos colocamos em Sua presença, e oramos para que o Seu Espírito nos capacite e nos livre da insegurança. Que estejamos sempre prontos de coração para a Sua vontade e tenhamos fé e coragem o suficiente para dizermos SIM quando o Senhor nos chamar. Seja conosco, guie nossos passos e seja a nossa luz, nos livrando dos tropeços e nos ensinando a fazer tudo com excelência, amém"