Onde você está na corrida cristã?



Por Etiene
2 Timóteo 4:1-8 NTLH:
Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus.  Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.
Nesses versículos, Paulo nos exorta a pregar a palavra, pois é chegado o fim dos tempos e muitas pessoas vão se desviar dos verdadeiros ensinamentos de Cristo Jesus. Ele não apenas nos diz para pregar, mas para insistirmos nisso! Para sermos pacientes em ensinar a palavra, em convencer, repreender e animar.
Nós pregamos a palavra por meio do dom que Deus nos deu: dançar! Então devemos aplicar essas palavras de Paulo, também, no nosso ministério.
Mais adiante, Paulo diz: "Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus" (V. 5)
O nosso dever como servos de Deus é pregar o evangelho e devemos cumprir bem esse dever, devemos fazer da melhor da maneira! 
Paulo foi um grande exemplo para nós, e ele pôde afirmar: "Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé." (V. 7)
E quanto a nós....
Será que temos feito o nosso melhor nessa corrida cristã?
Será que temos conservado firme a nossa fé todos os dias, sem nos corrompermos com as coisas desse mundo? Será que quando chegarmos ao fim poderemos afirmar essas mesmas palavras de Paulo?

O Senhor nos dá a sua palavra como ensinamento, como alerta, como guia para que possamos caminhar da melhor maneira!
Que nós possamos nos dedicar ao nosso trabalho para o Senhor. Que possamos insistir em levar a palavra e que independente das lutas, dificuldades ou sofrimentos que o Senhor esteja conosco para manter a nossa fé firme! O nosso foco nele!