EQUIPE X BANDO

Retirado do livro “Guia prático para equipes de dança” de Gisela Matos e adaptada por Fernanda Ferrari.



A respeito da diferença entre uma equipe e um bando, é interessante perceber que muitas vezes nossas equipes agem como um bando.


Primeiro vamos falar do BANDO.

1 – Não se preocupam uns com os outros: uma das primeiras características de um bando é essa, inclusive quando ministram. Se seu nível de dança é maior do que o da irmã que está ministrando com você, não à envergonhe, não se destaque e a abandone, procure estarem em harmonia. Se você conseguiu pegar de forma rápida uma coreografia, não ignore a irmã que está com dificuldade, ajude-a com paciência.
Faça agora uma autoavaliação, como está seu amor ao próximo? Você realmente tem se importado com seus irmãos?


 2 – Comodismo / Falta de preparação: o comodismo sempre gera uma falta de disposição e preparação para as coisas que precisam ser feitas. Quando precisam fazer algo sempre apelam para o improviso, pois nunca estão dispostos a pagar um preço para que algo saia de acordo com a vontade de Deus, aqueles que por algum momento desejam melhorar são sufocados pela maioria que usa sempre da desculpa que vai “fluir na hora”, e ainda são acusados de não serem espirituais, pois querem planejar algo. Amados, tudo o que nós fazemos para Deus precisa sim ter uma ordem. Deus está sempre nos direcionando, não podemos fazer as coisas bagunçadas, sem propósito, fazer por fazer; deve haver verdade em tudo aquilo que você fizer, em cada movimento seu. Dessa forma seus movimentos vão passar a mensagem proposta.
Nunca esquecendo que as coisas com Deus sempre acontecem de dentro pra fora, ou seja, tudo aquilo que sou, tudo o que tenho em meu coração, em minha alma e em minha mente devem em todo o tempo ser para o louvor do Senhor!

3 – Líder sempre em destaque: uma característica perigosa é uma liderança sempre destacada, não pelo serviço aos irmãos e sim por sempre estar na frente, sempre buscando uma posição de destaque, uma liderança até carismática, mas sem princípio de autoridade. Muitos líderes acham que vão conseguir o respeito de suas equipes provando o quão são bons, ou o quanto têm pulso firme. Nesse tipo de liderança, em todo o tempo, o líder é apenas servido, todas as suas vontades devem ser feitas e nunca devem ser questionadas, pois isso poderia afetar sua posição de destaque.
                Essas são características erradas de uma liderança que está completamente fora da vontade de Deus.

Caminhando como EQUIPE.

1 – Preocupam-se uns com os outros: é lindo ver uma equipe que realmente vive o princípio de amar uns aos outros, olhamos para essas equipes e temos claro entendimento do Corpo de Cristo. Obviamente não são perfeitos, mas procuram servir uns aos outros com aquilo que cada um tem de melhor. Em nossa equipe sempre teremos pessoas completamente diferentes, mas que juntas vão impactar, sempre teremos os mais calmos, os mais agitados, os desorganizados e organizados, mas cada um ensina ao outro e o completa ao mesmo tempo. Quando ministram com esse entendimento sempre respeitam a limitação do outro, os mais velhos compartilham e encorajam os mais novos a prosseguir e vencer suas limitações.
                Não vemos um solista, vemos um corpo que se move no mesmo propósito.

2 – Trabalham com direções de Deus: não é fácil obedecer às direções de Deus, mas uma equipe não pode se basear em sentimentos e sim em direções. Nossa alma não pode nos guiar, pois sentimentos são passageiros, direções de Deus são eternas.

3 – Uma liderança de servos: liderar é amar, se doar, abrir mão, trabalhar, não é um lugar de destaque. Se você realmente deseja servir ao Senhor, sendo um líder, saiba que você deve servir como nunca.


COMO ESTÁ SEU MINISTÉRIO? COMO UMA EQUIPE OU COMO UM BANDO?