Descobrindo o perdão e o amor de Deus

 "Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: 'Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios'" (Oséias 14:2).


Oséias é uma história de amor incomum sobre um marido, uma mulher infiel e um amor que perdoa e redime mesmo quando o relacionamento parece irreparavelmente destruído. Coloque-se no lugar de Oséias. Deus lhe diz tome como esposa uma mulher adúltera, dê a seus filhos nomes estranhos que representem mensagens divinas e pague para ter de volta sua mulher depois que ela se degradou com outros homens. Então Deus o instruiu para perdoá-la e amá-la ainda mais que antes.

A sua reação poderia ser: "Está brincando, Senhor? Quer que eu faça o quê?". Mas Oséias não discutiu com Deus. Em vez disso, fez exatamente o que ele lhe disse. Como resultado, sua vida tornou-se uma linda metáfora do amor de Deus pela nação infiel de Israel e por cada um de nós individualmente. Ela se compara ao amor de Deus por sua "noiva" (seu povo) e À reconciliação que o amor verdadeiro de Deus produz.

Oséias chama o povo de Israel ao arrependimento, para que volte a Deus. Ele lhes dá até as palavras que devem pronunciar: "'Perda todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, [...] porque tu amas o órfão'" (14:2-3). Essas simples, mas surpreendentes palavras, quando expressas com sinceridade e coração contrito, são tão relevantes hoje como foram há 2.500 anos. Não importa quão infiéis tenhamos sido, Deus será fiel e justo para perdoar os nossos pecados (1 Jo 1:9).

O perdão começa quando reconhecemos quão pecadores e necessitados somos. Não podemos salvar-nos, independente de dinheiro, fama ou poder. Nossa única esperança é suplicar pela misericórdia do nosso Criador, sabendo que não a merecemos. Deus nos ama tanto que pagou com sangue nossa remissão. Jesus Cristo, seu filho Unigênito, deu a vida para que pudéssemos ter para sempre o perdão compassivo de Deus.

Quando você estiver cansado de tentar ser bom por conta própria, de viver no pecado, quando seus amigos e familiares desertarem, quando se sentir afundar na areia movediça do pecado,  levante a voz para Deus. Peça-lhe que o perdoe. Ele vai lavar seu pecado, pô-lo num caminho novo e andar com você. Juntos, você e ele escreverão sua própria história de amor, uma história que vai durar para sempre.


Bíblia da Mulher que Ora – Nova Versão Internacional -Página 950