Papa-Léguas



Por Mélodi Modesto


     Quando somos crianças, gostamos muito de assistir desenhos. Na minha época passava Pica-Pau, Cavaleiros do Zodíaco, Ursinhos Carinhosos, Cavalo de fogo, Perna Longa, Papa-Léguas, Popai, Corrida maluca e tantos outros.    


      Um desses desenhos me chamou muita atenção nos últimos dias, o Papa-Léguas. Criado pela Warner Bros o desenho sugiu no final da década de 40. Os personagens são o Papa-Léguas e o Coiote. A função do Papa-Léguas é levar a encomenda das indústrias ACME e o Coite usa esses mesmos produtos para capiturá-lo e comê-lo.    


      A vida é uma jornada em que percorremos como diz o escritor aos Hebreus: “(...) corramos com perseverança a corrida que nos é proposta (Hb 12:1).” Mas a função de satanas é nos impedir diante dessa corrida. “O diabo veio para matar, roubar e destruir (Jo 10:10).”    


      Nossa vida começa a ser parecida com a do Papa-Léguas. Estamos correndo com “mercadorias celestais” para qual fomos chamados. E o Coiote sempre aparece no meio do caminho para impedir o nosso trajeto. Sempre aparece alguém para nos colocar para baixo, um que fere nossos sentimos, o amigo que traiu nossa confiança, um grande líder com falsa humildade. Tantas e tantas outras coisas que acabam nos impedindo de continuar nossa jornada. O mantenedor que não mandou o dinheiro, a falta de apóio da igreja e até mesmo dos pais e as pessoas que sempre criticam quando você obedece a voz de Deus.    


      São esses e outros empecílios que tiram a nossa esperança de continuar correndo. E o pior de tudo é que muitas armadilhas colocadas pelo inimigo vêm da própria empresa que trabalhamos. Por que Deus permite isso?    


      O Papa-Léguas ensina algo maravilhoso para nós. Podemos estar no deserto do sudeste americano. Temos que passar por lá para entregar a encomenda. Vemos à quilômetros de distância uma armadilha que o Coiote nos preparou. E o que ele faz? Para e fica se lamentando por tantos obstáculos que está passando? Fica com uma autocomiseração dizendo que já basta o sol quente, o chão queimando os pés e tem que passar por aquelas armadilhas e ser morto? NÃO. Ele continua correndo. Ele não está nem aí se as bombas irão despedaçá-lo, se o machado vai cortar a sua cabeça ou se o rolo compressor vai esmagar o seu corpo. Ele somente corre em direção a sua jornada.        


         “O que faço quando todos estão contra mim? Ninguém acredita no meu chamado. Para falar a verdade nem sei se eu mesmo acredito que foi Deus quem falou. Será que tudo não foi fruto da minha imaginação? Deus me abandou. Ele somente chama e depois nos deixa aqui nesse deserto horrível com o meu maior inimigo usando todo tipo de munição para me comer?”        


         Eu lhe digo o que fazer. CONTINUE CORRENDO. Assim como a Dolly do Procurando Nemo, continue a nadar. Não pare de correr. Não se preocupe com as armadilhas, fique de olho no seu alvo e corra.        


         Sempre no final do desenho o Papa-Léguas passava ileso pelas armadilhas e o Coiote acabava caindo na própria armadilha que ele construiu. O Papa-léguas não fazia absolutamente nada. Ele só passava por cima dos obstáculos.        


         Como isso pode acontecer? Como as armadilhas irão falhar? Não sei. Só sei que acontece o inexplicável. O Coiote perde e o Papa-Léguas sempre vence.

         Paulo entendeu essa mensagem quando disse: “(...) somos mais que vencedores em Cristo Jesus (Rm 8: 37).” Podemos vencer qualquer obstáculo nas nossas vidas por meio de Jesus. Não existe armadilha suficiente para satanás nos impedir quando estamos com Cristo. Ele não nos abandou no meio do deserto para que possamos nos virar sozinhos. Ele nos confiou um chamado e nos capacitou para correr. Das armadilhas é Ele quem vai livrar. Tão somente temos que crer Nele.        


         O maior inimigo do Coiote é a gravidade. Ele sempre cai de um penhasco ou uma pedra cai em cima dele. E qual é o futuro do nosso inimigo? O Inferno eterno. Ele já é um derrotado. O lugar dele é no chão. Jesus já nos deu autoridade para pisarmos em serpentes e escorpiões (Lc 10:19) . Toda vez que satanás vir te impedir, diga para ele que ele é um derrotado e o seu lugar é no lago de fogo debaixo dos nossos pés. O Coiote acaba saindo mais humilhado do que ferido. Humilhe o seu inimigo. Tenha certeza que ele já é um derrotado.          


            A única fala em que ouvimos em todo o desenho é o “Bip Bip” do Papa-Léguas. Satanás tem que saber que é você que está chegando e o seu som é diferente. É o som da buzina do céu dizendo que o servo do Senhor está passando. Assim que ver seu inimigo humilhado zombe dele. Elias zombou dos seus inimigos quando o queriam matá-lo (1 Rs 18:27). Zombe daqueles que te persegue. Zombe daquele que te humilha na frente dos que te amam. Zombe de satanás, pois ele já é um derrotado.       


         Continue correndo a corrida que lhe é proposta. E creio que os seus inimigos já foram derrotados na cruz do Calvário.

Tão somente continue a correr...