Técnicas e códigos de dança

O post de hoje é sobre os códigos e técnicas que podem ser usados na dança, seja ela coreografada ou espontânea.  
Antes de passarmos para as definições precisamos entender o que é o âncora. Nas ministrações é comum haver um líder que guiará os bailarinos durante a dança. Ele será o referencial mesmo que já exista uma coreografia. É para ele que os outros ministros devem olhar, seguindo assim os seus comandos.

A formação e o posicionamento dos bailarinos no palco podem ser feitas de diversas formas, algumas delas são:

1) INTERCALADA
Em geral, utilizamos a formação de palco básica: duas fileiras, uma na frente e outra atrás. As pessoas da fileira de trás se posicionam nos "buracos" deixados pelas pessoas da frente. Dessa maneira todos podem ser vistos e ninguém fica na frente de ninguém
Não ache que somente os outros devem "se virar" para se posicionar no lugar certo! 
Atenção: Se posicione, mas olhe para ver se a formação está correta, tanto em relação ao espaço quanto em relação às roupas. Caso seja necessário você deve mudar de lugar



2) TRIÂNGULO OU "V"
O triângulo ou "V" acontece quando os ministros devem intercalar entre si e se posicionar em "V".
Código: Caso se deseje usar essa formação sem combinar com antecedência com todo o grupo, basta que o âncora faça um "V" com as mãos, nas costas.

3) RODA
Ocorre quando as pessoas devem fazer uma roda durante a ministração.
Tipos:
-Existe a roda para fora em que as pessoas devem fazer um círculo, mas com o corpo voltado para frente para que vejam quem está dirigindo a dança.
-Existe também a roda em que as pessoas, inclusive o âncora, fazem um círculo e ficam de lado para o público.
-Outro tipo de roda é quando as pessoas ficam voltadas para dentro. Neste caso elas ficarão de costas para o público, pois geralmente, os movimentos serão feitos para cima.
Código: Fazer um círculo com as duas mãos nas costas.



 
Acontece quando os ministros tem que se juntar atrás do âncora durante a ministração. Todas as pessoas devem formar um "bolo" de forma que não fique nenhum "buraco".


4) BOLINHO 
Código: Com as mãos nas costas, fazer sinal com a mão chamando as pessoas pra perto.



5) FILA
Existem dois tipos:
-Fila na vertical: ocorre quando os bailarinos se posicionam um atrás do outro.
Código: a mão é colocada nas costas na vertical.
-Fila na horizontal: é feita quando os ministros se colocam um ao lado do outro.
Código: a mão é colocada nas costas na horizontal.

6) DIAGONAL :
É quando as pessoas ficam posicionadas numa fileira na diagonal.
Código : Com a mão nas costas é feito um sinal na diagonal, indicando aos ministros se posicionarem atrás dele.

Com relação as formas de executar um movimento, seja em dupla ou em grupo, também temos algumas variações:

1) DIRIGIDO
Quando a pessoa que está à frente da ministração faz movimentos e os demais o seguem na mesma frequência, no mesmo tempo. É como se fosse uma dança improvisada em grupo.
Obs: Quando a pessoa que está dirigindo virar de costas ou para um dos lados, ela estará colocando a ministração sob a responsabilidade de outra pessoa que dirigirá os passos. Essa segunda pessoa será a que estiver mais a frente, na “ponta”, dependendo da direção que o grupo se mover.

2) CANON
É quando acontece a continuidade do mesmo movimento ou de movimentos diferentes. É uma sucessão de movimentos marcados, firmes. Basicamente existem dois tipos:
-O primeiro é quando o âncora faz um gesto sozinho e depois que ele termina todo o grupo repete esse gesto junto.
-O segundo é chamado de Canon Sequenciado. Ele tem o efeito de onda. Imagine uma torcida num estádio lotado fazendo a “ola”, esta é a ideia que nos leva a compreender melhor este recurso. Acontece quando uma pessoa faz um movimento, em seguida a pessoa atrás ou ao lado faz o mesmo movimento, depois a terceira e assim sucessivamente.

3) INTERAÇÃO
É quanto dois ou mais ministros interagem entre si. Não há necessidade das pessoas estarem em contato físico e nem de fazerem os mesmos gestos, mas elas devem estar em harmonia.

4) CONTATO E IMPROVISAÇÃO
É quando duas ou mais pessoas dançam juntas improvisando, porém com contato físico entre elas.


5) ANTÍFONA
É feita preferencialmente em dupla. A antífona acontece quando uma pessoa dança uma parte da música e depois “congela”, então, a outra pessoa que estava parada enquanto esta dançava começa a ministrar fazendo movimentos iguais ou não aos gestos executados pela primeira. Esse tipo de movimentação também pode ser feita com dois grupos, transmitindo a ideia de pergunta e resposta, semelhante ao que ocorre em batalhas de street dance, porém o objetivo não será uma disputa.

Devemos lembrar que usando a criatividade é possível misturar esses elementos. Por exemplo, é possível fazer um canon em formação de triângulo. Ou ainda um dirigido em roda, entre outras possibilidades.