O Poder da Dança



Por: Etiene Lima

Há algumas semanas, Deus fez saltar à minha mente a seguinte frase: poder da dança. Por alguns dias me peguei a pensar sobre o assunto, divagando sobre o que realmente Deus poderia querer dizer a respeito disso. Nessas horas, os dedos “coçam” e rapidamente nos colocamos a digitar sobre o assunto de interesse no Google. Ao observar os resultados da pesquisa, tive um pequeno toque de surpresa: a maioria dos links se referiam aos benefícios da dança para a saúde, ao poder da dança para auxiliar na saúde física e mental, enfim, a assuntos “seculares” sobre a dança; mas nada relacionado à dança cristã.

Apesar da ponta de surpresa, não é de se espantar ouvir falar sobre isso. Todos sabemos que a atividade física faz muito bem à saúde e com a dança não seria diferente.
Mas continuei a refletir sobre o assunto...
Vejo a dança como uma forma de expressão única, pois vai além das palavras, nem sequer necessita delas para acontecer. Há quem diga que é preciso ter música para que haja dança. Mas é possível dançar apenas ao som de instrumentos. E ainda que não haja música, existem aqueles que fazem do silêncio a própria canção.

A dança é a forma mais inicial de expressão. Basta observar as crianças... Muitas delas antes mesmo de falar já se movem ao som de qualquer canção. Muitas vezes conduzidos por instintos da infância é que nascem grandes bailarinos. E no mundo artístico é fácil notar que os amantes da dança se entregam e expressam os mais profundos sentimentos por meio de gestos e movimentos.

Mas e qual o diferencial da dança que dançamos com Ele, por Ele e para Ele? 

Deus me fez lembrar do seguinte versículo:
“Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” (Atos 1:8)
Eis o nosso diferencial! A dança que dançamos não vem apenas de nós mesmos! Deus derramou o Espírito Santo sobre nossas vidas e com isso nos concedeu poder! Dá para imaginar isso?! O Senhor dos senhores, o Deus Todo Poderoso compartilhou de sua grandiosidade e nos abençoou com poder! Isso é tremendo! Mas... Esse poder não é para ficar retido em nós, não é para o nosso próprio bem estar ou para alimentar o nosso ego! Esse poder é para que possamos ser testemunhas daquilo que Jesus fez nas nossas vidas!

A dança é uma linguagem universal! Se pregarmos em português para um alemão, provavelmente ele não entenderá uma palavra. Mas por meio da dança podemos levar a mensagem que talvez não seja possível levar usando palavras.

E o que você tem feito com o poder que o Espírito Santo derramou sobre você? O que nós temos feito com o poder de Deus em nós?

Precisamos ter consciência da grandiosidade que isso representa e tomar posse dessa verdade no mundo espiritual para que possamos viver isso na prática! Nós temos uma dança diferente, e o poder da dança em nós também precisa ter um diferencial.

Deus anseia pelo momento em que todos o conhecerão e viverão novamente em comunhão com ele! Por isso ele derramou sobre os discípulos desse poder! E conosco não é diferente! A dança como instrumento de louvor e adoração é algo tremendo! Mas a dança como instrumento de evangelismo alcança aqueles que ainda não puderam desfrutar do amor de Deus!

Vamos tomar posse do Poder da Dança e usá-lo para testemunhar do Amor de Deus!