Como montar uma coreografia



Hoje vamos falar sobre alguns pontos importantes que podem facilitar a sua vida na hora de montar uma coreografia.

Vamos lá?
  • ORE
Antes, durante e depois. É preciso colocar diante de Deus os seus planos. O que você quer fazer? Qual música quer coreografar? Que mensagem quer passar? Além disso, você precisa ter certeza da vontade de Deus. Ele quer que você faça isso? Para isso é preciso estar sensível à voz Dele, o que exige um relacionamento diário e íntimo com o Senhor. Mesmo durante o processo coreográfico ou quando estiver tudo pronto, pergunte pra Deus se é isso que Ele quer. Lembre-se que tudo é Dele, por Ele e para Ele.
  • PENSE NO CONTEXTO
Qual música será coreografada? O que ela passa? Onde será apresentada? Para qual público? Uma mesma música pode pedir coreografias diferentes em situações diferentes. Por exemplo: uma coreografia que será dançada em um culto de jovens para que eles também aprendam pede um nível de complexidade menor do que uma coreografia que será apresentada na abertura de um congresso.
  • OUÇA A MÚSICA VÁRIAS VEZES
Você precisa conhecer a música por completo. A letra, a melodia, o ritmo, tudo. Tente prestar atenção nos diferentes instrumentos e em como um movimento pode seguí-lo. Separe um tempo para ouvir a música de olhos fechados e deixe seu corpo fluir, se mexer conforme a melodia. 
  • INSIRA A TÉCNICA
 Se você já dançou uma coreografia antes, com certeza tem alguma técnica registrada aí na sua mente. Coloca a caixola pra funcionar e lembre-se de quais movimentos você conhece que se encaixam na coreografia (combinando com a mensagem que você quer passar e o contexto).
  • REVISE
Coreografia pronta? Hora de vê-la! Em um espelho ou por vídeo, veja a coreografia completa e analise o que precisa ser mudado. Tem movimentos que dão certo na nossa mente, mas na hora de executar não fica tão bom (ou o contrário). Se é uma coreografia de grupo, essa é a hora de limpar os movimentos, definir os detalhes, corrigir as imperfeições.
  • ESCUTE O GRUPO
Mesmo que você seja o(a) líder ou o(a) coreógrafo(a) oficial, esteja aberto(a) a sugestões. Tem muita gente com talento escondida que só precisa de um empurrãozinho para desabrochar. Escute as opiniões, teste as sugestões e veja o que pode tornar a coreografia ainda melhor.
  • DÊ O SEU MELHOR
Uma coreografia simples pode ser linda e emocionar e uma coreografia super elaborada pode ser uma decepção. O que vai fazer a diferença? A energia e a vontade que você coloca em cada movimento. Se é apenas para levantar o braço, que seja o melhor que você consegue fazer. Se é um salto, que seja o melhor e assim por diante.

Esperamos que essas dicas possam fazer a diferença e te ajudar na próxima coreografia! 
E se você tem alguma outra dica pra acrescentar, compartilhe conosco!