Desenvolvendo a criatividade

warly

Retirado do site Coisa de Crente

Trabalhar com artes é estar preparado para criar o tempo todo. E quando somos chamados a usar as artes para levar o evangelho, precisamos ser mega criativos, para que as pessoas não tenham mais aquela imagem de "crente chato" da gente e se surpreendam, é ou não é? :)

Então hoje vamos aprender algumas dicas para colocar a cabeça pra funcionar e desenvolver a criatividade que já existe em todos nós!


- Seja Curioso e Observador
Observe as coisas e tente entender como elas funcionam, pense em possibilidades diferentes para resolver o mesmo problema, busque o significado nas entrelinhas e “fuce” na internet por coisas novas, “fuce” sempre, nesta tarefa seu maior aliado será o Google, aprenda a usa-lo e use-o sem medo…


- Seja Pró-ativo
Mas pró o quê!? Ser pró-ativo é não esperar que te digam o que fazer, é simplesmente fazer, é se antecipar, se vir alguém precisando de ajuda, se ofereça. Isso te fará alguém mais observador e antecipado às necessidades.


-Anote suas ideias
Sempre tenha algo para escrever suas ideias, assim você evita de perder as inspirações momentâneas.
- Mude de rotina as vezes;

Pare de fazer todos dias as mesmas coisas, por exemplo, se você acorda todo dia às 7h para ir ao trabalho, tente acordar um dia as 5h, faça uma caminhada logo cedo e depois vá trabalhar, isso causará um impacto gingante no seu dia; se você ouve rock todo dia, comece a ouvir reggae, forró, rap e outros ritmos musicais, também se você é do tipo que só ouve “DêTê”, “Thallequis” ou “Emiká Recordis”, tente ouvir coisas menos “mainstream” (hipster feelings) sempre experimente coisas novas diariamente.


Sempre que você faz algo pela primeira vez, você aprende muito, por isso é tão importante sair da rotina. Qual foi a última vez que você fez algo novo?

Tente ouvir outras coisas além das mesmisses de sempre!

- Seja ousado, mas não rebelde;
Vá sempre além, mas com sabedoria. A linha entre ousadia e a rebeldia é muito tênue, por isso, tome cuidado, seja sempre ousado em suas idéias, criações e inspirações mas nunca, jamais, “nevermente” seja rebelde. Se seus líderes te reprovarem em algo, seja servo o suficiente pra aceitar a reprovação e ame-os por isso.

- Siga pessoas/blogs interessantes;
Nas redes sociais, pare de seguir pessoas que não tem nada de interessante a compartilhar, siga sempre perfis criativos, afinal, você só será capaz de criar coisas criativas se você se alimentar de coisas criativas, novamente, evite o que é “mainstream”, seguindo o caminho que todos seguem você nunca irá além de onde já chegaram.

Busque sempre o que mais te inspira!


- Seja indiferente a críticas não construtivas;
Tudo que é novo causa desconforto,  é  algo natural, por isso, o que não vai faltar são criticas quando você se dispor a  fazer algo diferente, no meio cristão. Então, isso é muito mais presente. Mas como servos devemos ser sábios para receber críticas e sempre reter o que é bom, sem nos estressar com as pessoas sem noção.Lembre-se sempre, críticas construtivas devem ser bem-vindas e analisadas com carinho.


- Seja excelente no que fizer
Não quer dizer que “porque é pra Deus” devemos fazer tudo de qualquer jeito, muito pelo contrário, devemos buscar formas de sempre ser melhores e ir além, nunca faça “só por fazer” pois a bíblia diz:
“ Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!” – Jeremias 48.10
 

- Tenha comunhão com Deus
Essa dica serve para tudo o que você for fazer na vida, mas pensando dentro do assunto, Deus é muito fiel e Ele sempre nos capacitar quando nos dispormos a trabalhar para Ele. Por isso, estar em comunhão com Ele é muito importante para desenvolver seus serviços criativos na igreja, seja nas artes visuais, louvor, evangelismo ou em qualquer outra área da igreja. Se você estiver em plena comunhão com Deus, seu serviço irá sempre refletir a glória dEle. E quanto mais próximos de Deus estivermos mais distante da vaidade e do orgulho (mal dos “criativos”) estaremos e isso faz Deus sorrir.
“Os passos dos justos são guiados pelo Senhor. Ele se agrada de cada detalhe da vida deles.” Salmos 37:23 (NTL)
 

Então, nosso objetivo principal deve ser agradar a Deus com tudo o que temos e somos. Por isso vá em frente, sem medo, porque o verdadeiro amor lança fora todo medo que nos impede de servir com o máximo de dedicação.

O post não termina aqui, dê sua opinião nos comentários, compartilhe o que te inspira ou experiências que você já teve com Deus na hora de usar a criatividade!