Aprofundando em Deus

Por Thaiana Profeta



“Cheguem perto de Deus, e Ele chegará perto de vocês...” (Tiago 4:8).

Esse versículo traduz o que Deus quer de nós, aproximação. O Senhor nos chama para sermos mais do “crentes”, evangélicos ou qualquer outra denominação. Ele não quer apenas que a gente leia a Bíblia, ore, faça jejum e tenha uma vida ministerial. Ele quer nos levar para além disso, para uma outra dimensão. Pois precisamos nos diferenciar não só das pessoas do mundo, mas também dentre os da igreja.  Ele nos chama para nos aprofundar Nele. Ele quer cada vez mais atenção. De tal forma que não seja necessário buscar sua presença, mas que ela esteja conosco em todo o tempo.  
Para ter um relacionamento mais íntimo com Deus são necessários três passos:

1) Construir um altar


Na Bíblia era comum as pessoas construírem altares. Muitas vezes em sinal de gratidão se construía um altar onde se adorava a Deus. Mas hoje o que Cristo quer não é um altar físico, e sim um altar espiritual em nossas vidas. Ele deseja que separemos um tempo diário para sua adoração. O que muitas vezes fazemos é a oração básica de todos os dias. “Deus obrigado por isso, me ajuda em tal coisa...”. Ou ainda fazemos um voto só quando nos encontramos em situações difíceis. Porém, nos esquecemos de que Ele também se alegra com votos de gratidão.




2)   Amar a Deus acima de todas as coisas

Quando amamos muito algo buscamos nos aprofundar nisso, certo? Por exemplo, quando uma pessoa gosta muito de cozinhar a tendência é que ela procure cada vez mais novas receitas e se puder ela fará cursos para aprender ainda mais. E assim também deve ser em nossa vida espiritual. Temos que amar mais a Deus para ter vontade de buscá-lo, e vice-versa. Deus chegou a um nível de amor tão profundo por nós que sacrificou seu único filho!



3)Buscar a essência

Esse item complementa o anterior. Devemos buscar a essência, o motivo maior de servirmos a Deus. E acredito que essa razão maior seja o amor a Ele. Para alcançarmos a essência devemos entregar a nossa vida por completo ao Senhor. Não apenas algumas áreas, temos que deixa-lo administrar tudo!


Consequência do aprofundamento

O aprofundamento em Deus nos leva ao avivamento. Muitas vezes pedimos a Deus avivamento na nossa vida, na igreja e no ministério. Mas esse avivamento só virá com o alcance dessa nova dimensão. E não pense que o aprofundamento irá parar, ele é cada vez maior a medida que buscamos mais a Deus! Um ótimo exemplo de quem teve sua vida avivada depois do aprofundamento, é o de Jó. Ele já era servo de Deus, mas não sabia que podia ser mais próximo Dele. Jó então passou por muitas dificuldades e alcançou um relacionamento mais íntimo com Deus.  O que o fez chegar a uma conclusão:

“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” 
(Jó 42:5)

Assim como o mergulhador se propõe a ir mais 
fundo para encontrar o que existe no fundo do oceano 
assim, também devemos fazer para conhecer melhor a Deus.