A verdadeira adoração



“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.

João 4-23
Adorar.

Muitas pessoas acreditam que adorar é orar e louvar. Na verdade ao estarmos realizando estas ações estamos apenas a cultuar. Diante desta definição podemos refletir sobre como realmente é o verdadeiro adorador, e mais especifico ainda, será que eu sou quem o Pai esta a procurar? Será que realmente estou a adorar a Deus como ele realmente merece, abrindo mão de tudo que tire do foco principal que é Cristo e a vida eterna?

Muitas vezes vamos ao culto acreditando que estamos tirando aquele momento para adorar ao senhor, e acabamos não percebendo que muitas das vezes focamos nossos esforços e atenções em homens, e desta forma perde-se completamente o sentido e criamos a falsa noção de que Deus é um simples expectador que acompanha nossas atividades. O verdadeiro culto requer todo nosso esforço e entrega.

Adorar significa render-se, servir, entregar-se sem reservas. Uma adoração sem o objetivo de expressar todo amor àquele que nos trouxe vida, falha completamente. Deus precisa ser o centro absoluto de nossa existência, prioridade! Somente um coração puro e inclinado a Deus é capaz de adorá-lo e amá-lo. E é este amor que o nosso Senhor, todo Poderoso, busca em nós.

Além de estarmos prontos a verdadeira adoração, precisamos pedir pela presença do Espirito Santo como prioridade. É ele quem nos conduz a vida de forma sabia e nos põe a refletir sobre o que nos é licito ou ilícito. Diante dos nossos pecados é o Espirito Santo de Deus que nos incomoda e nos traz a memória pecados que impede de nos entregarmos. Adoração sem arrependimento não agrada ao Senhor e adoração sem encontro com Deus é um ato hipócrita. Deus se compraz “na verdade, no íntimo e no recôndito”. (Sl 51.6)

Existem alguns obstáculos à adoração, impedimentos que interferem de termos o real encontro com Deus. Alguns deles são:

  •     Atitude Incoerente com a Adoração em Espírito e em Verdade – Um coração ferido, mentiroso, cheio de ressentimentos, só encontrará empecilhos em adorar;
  •     O Obstáculo da Rotina – Aquilo que era atrativo e nos empolgava na vida cristã no inicio se transforma em hábito irrefletido, tudo fica no automático. Se o culto se torna monótono, uma repetição, colocará um obstáculo à verdadeira adoração.
  •     Mundanismo – Mundano: tudo que compõe a vida independente de Deus. “Se você estiver amando qualquer prazer mais do que as orações, qualquer livro mais do que a Bíblia, qualquer casa mais do que a de Deus, qualquer mesa mais do que a do Senhor, qualquer pessoa mais do que a Cristo, qualquer indulgência mais do que a esperança do céu, então tome conhecimento do perigo que você está correndo!” Guthrie, T. Gathered Gold. op. Cit., p. 338.


Por: Luana Lemos