Assuma as rédeas da sua vida!


Por: Mirela Borges
Hoje eu estava lendo um texto sobre este assunto e pensei em publicá-lo aqui, mas como estamos falando de assumir o controle da situação, resolvi eu mesma escrever o que penso sobre isso. :)

Quando comecei a estudar Psicologia, uma das coisas que eu mais ouvia era sobre o cuidado que devemos ter em analisar o contexto em que uma pessoa vive (e viveu durante a infância), pois isso é um fator importante para entender a sua história e o porque que ela age do jeito que age. Na minha opinião, isso faz todo sentido, pois cada um de nós (mesmos os irmãos) recebeu uma educação diferente, viveu coisas diferentes, foi amado de um jeito diferente. Não dá pra comparar a vida de uma pessoa que viu sua mãe apanhar do pai a vida inteira com a de quem presenciou um relacionamento saudável dos pais, por exemplo. Mas aí eu te pergunto: e se duas pessoas tivessem exatamente as mesmas experiências, os mesmos relacionamentos, a mesma condição de vida, ainda assim seriam exatamente iguais?
Desde pequenos aprendemos a justificar os nossos erros para nos safar de um castigo. Quem nunca colocou a culpa em um irmão, amigo ou até no cachorro? Ou quem nunca achou que a culpa pela nota baixa na prova foi do professor que não explicou direito? Pode não resolver a situação, mas justificar um acontecimento colocando a responsabilidade em outra pessoa ou circunstância livra a nossa cara perante os outros e tira um certo peso da consciência.

E quando pensamos que Deus está no controle? Fica mais fácil ainda. Não aconteceu ou aconteceu dessa forma porque Deus quis. Meu casamento acabou porque foi a vontade de Deus, não passei naquela prova porque Deus tem outros planos pra mim. Sou um fracasso porque Deus quer tratar o meu coração (não vou nem comentar o quão mais fácil fica quando colocamos a culpa no diabo).

Sim, o contexto de vida é importante. Sim, Deus tem o controle de tudo. Mas outra verdade que precisamos assumir é que Ele nos deu algo muito poderoso chamado livre arbítrio. A sua vida está como está hoje não só pelos planos de Deus ou pelas condições em que você viveu até hoje, mas principalmente pelas escolhas que você fez ou deixou de fazer. Já dizia Sartre:
"Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim."
Foram todas as decisões que você tomou durante a sua vida que te fizeram chegar onde você está hoje. Já parou pra pensar nisso? Mais importante do que as oportunidades que você tem é o que você faz com elas. Deus pode ter planos pra sua vida que podem ou não se realizar, depende de como você lidará com isso. Ele não é um chefe autoritário, que faz o que quer na hora que quer, do jeito que quer. Até poderia, mas Ele prefere deixar que você assuma o controle e tome as decisões. Ao invés de ser mandão, ele prefere ser apenas um conselheiro, assumindo o controle só naquelas situações que não estão ao nosso alcance (se você permitir, claro). 

Quero deixar claro que não estou tirando o poder de Deus e nem igualando o ser humano a Ele. O que quero dizer com tudo isso é que nós precisamos entender que somos responsáveis pela nossa própria vida, não os outros. Deus poderia abrir o mar vermelho quando quisesse e do jeito que quisesse, mas preferiu esperar Moisés o tocar com o cajado. Não podemos prever o que aconteceria, mas eu chuto que se Moisés não tivesse decidido aceitar o chamado de Deus, a história teria sido bem diferente. 

Então, olhe para a sua vida hoje. Ela está como você gostaria? Você é quem gostaria? E para os próximos 10 anos, o que você quer? Onde e como você quer estar? O que você precisa fazer pra chegar lá? (você, nãos os outros).
”Se você pensa que pode ou se você pensa que não pode, de qualquer jeito você está certo.“ (Ford)
Obs: você pode não concordar com nada disso, é mais uma escolha que você faz. :)