O que e onde comprar itens de dança - atualizado!


Há algum tempo fizemos um post com dicas de onde comprar acessórios de dança... hoje vamos relembrar essas dicas e trazer novas opções pra você manter seu guarda-roupa bailarinístico em dia! :)

Vamos lá?
Pra quem tá começando, aqui vai uma lista de "itens críticos", coisas que você precisa ter sempre!

  • Sapatilha meia ponta

Sapatilha de meia ponta tem pé certo? Enquanto você não usa não, mas depois ela vai se moldando ao pé que você sempre usa. Então não procure direito ou esquerdo, coloque no pé, passe a usar e mantenha sempre a mesma sapatilha no mesmo pé. Você pode fazer uma marcação com caneta dentro da sapatilha indicando qual é a do pé direito e qual é a do esquerdo pra facilitar.


Qual o número da minha sapatilha de meia ponta? Normalmente é o mesmo número que você calça, mas assim como cada sapato tem uma forma diferente, as sapatilhas também tem, então o ideal é calçar antes de comprar.


Existe sapatilha de meia ponta feminina e masculina? Sim, pois a largura do metatarso masculina costuma ser mais larga, porém nada impede que usem sapatilhas femininas e vice versa se ficar adequada ao pé, sem desconforto.


Quais diferenças entre os materiais das sapatilhas? Existem sapatilhas de lona, cetim e couro. A diferença maior é a aderência com o piso (dependendo do piso onde você fizer aula uma ou outra será melhor) e a sua preferência da adequação da sapatilha ao seu pé. As de couro e as de lona costumam ser mais durinhas. As de cetim mais usadas por crianças ou em figurinos. Atualmente também existem sapatilhas com strech no meio do solado. 

Cor ideal para a sapatilha: depende de cada ministério ou grupo de dança. No nosso caso, usamos sempre as de cores preta e bege (como as da foto acima).


Como cuidar: sapatilhas de meia ponta são laváveis, porém você vai sentir diferença quando calçá-las novamente depois da lavagem, pois ficarão mais durinhas e aparentemente apertadas, como se fossem novas (vai perder aquela modelagem do pé). Então, o melhor a fazer para disfarçar o mal cheiro é aplicar talco com frequência, separar um saquinho de pano, de preferência com furinhos (a maioria das sapatilhas já vem nesse saquinho) e, de vez em quando, deixá-las sob o sol para dar uma arejada.

  • Collants

Modelo: manga comprida, curta, regatas, alcinhas, uma alça só. O que você prefere? Verifique antes com o seu grupo de dança se existe um padrão obrigatório. No nosso caso, deixamos o ensaio livre, você pode usar o modelo que preferir, porém para a ministração usamos sempre o de manga curta (como esse da primeira foto).

Cor: cuidado com cores muito berrantes, por você pode enjoar de ter um collant muito colorido. Os mais básicos também chamam menos atenção. Para a ministração, usamos sempre o de cor preta.

Tecido: observe o material que foi utilizado na fabricação. Os de helanca são bem comuns, o de suplex oferece um bom suporte e os de microfibras são mais leves, esquentam menos.

Tamanho: prove o collant para certificar-se de que ficará confortável, se não fica tão cavado, se não atrapalha ao erguer os braços. Geralmente são dois números ou mais acima do que o que você costuma usar.

  • Meia calça
Não só por estética, as meias são utilizadas para manter as pernas aquecidas e ajudar a evitar lesões. Você pode usar por cima ou por baixo do collant (é melhor por baixo, pois o collant ajuda a segurar a meia no lugar).

Material: as de helanca são as mais comuns, oferecem resistência e são disponíveis em diversos tamanhos. As de lycra ou suplex são bem mais resistentes, bonitas e aderentes, porém disponíveis em tamanho único. As de poliamida e elastano (meia fina comum) são praticamente descartáveis, não recomendada para balé. As acrílicas são ótimas para os dias frios.

Modelo: podem ser totalmente fechadas (modelo de meia calça normal), abertas (como se fossem uma calça legging, por exemplo) ou conversíveis (como a da foto acima).

Como cuidar: lave com frequência (de preferência não coloque na máquina de lavar) e se rasgar ou desfiar, basta passar esmalte incolor, pois isso impede que a meia desgaste por inteiro.

  • O que vestir em um ensaio/aula?
No nosso ministério é obrigatório o uso de collant (de qualquer modelo ou cor) e cabelos presos. Além disso, você pode usar calça legging ou meia (com um short de tecido molinho por cima) e uma camiseta que não atrapalhe os movimentos. 
Para os homens, é bom usar um short ou bermuda que permita movimentos grandes sem desconforto e camisetas compridas que não mostrem a barriga.

  • O que levar para o ensaio/aula?
Tênis (caso haja algum exercício de aquecimento ou aeróbico), garrafinha de água, sapatilha, toalhinha (opcional) e uma xuxinha extra. Você também pode levar um lanche leve (fruta, barrinha de cereal, etc) para repor as energias no final.

  • Onde comprar
Em Brasília:

  1. Capézio: Bloco B - Loja 07 CLN 308 - Asa Norte // EQS 302/303 Fashion Mall  - Asa Sul, Brasília - DF
  2. Encantos do Ballet: EQS 302/303 - lj-129 lj-133 - Asa Sul 
  3. La Dance: box 09- FEIBOX - Taguatinga // CLS 313 BL B - lj-13 - Asa Sul 
  4. Pliê Artigos para Dança: QNP 20 Conj. L Lt 24 Avenida P-3/P-SUL - Ceilândia
  5. Traje Sport Wear: QNA 54, 0 - lt 1/2 lj 4 - Taguatinga