Relacione-se com pessoas motivadas


"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia." II Co 4.16 - NVI


Uma vez em um curso de vendas, ouvi a seguinte frase:

"É mais fácil um desanimado, desanimar um animado do que um animado, animar um desanimado." O problema das pessoas desanimadas e desmotivadas é que tudo é impossível de ser feito e de ser vivido. 

O sol, a chuva, o frio e o calor, tudo é motivo para uma pessoa desmotivada desacreditar e, principalmente, fazer outras pessoas desacreditarem. Existem alguns fatos na Bíblia que são interessantes de serem observados a este respeito, pois mostram como devemos nos comportar com pessoas desmotivadas. Gideão foi o homem responsável em mudar um quadro de opressão que quase dizimou toda a nação, pois seus habitantes não tinham mais armas nem comida e eram obrigados a viver em cavernas para sobreviver da opressão inimiga. Quando Deus o chamou, deixou bem claro a maneira que ele, Gideão, deveria agir para que tivesse sucesso em sua era realização. 

Imagine você ser enviado para guerra com um grande pelotão e entre eles ter dois ou três companheiros disseminando a seguinte  mensagem: "Rapaz eu acho que a gente vai morrer, olha eu estou com um pressentimento ruim, nossas armas são muito inferiores, nosso pelotão é muito pequeno."

A tensão da guerra, o medo e desmotivação das pessoas à sua volta são suficientes para destruir qualquer pessoa antes da primeira bala. Deus sabia disso e deu ordens específicas a Gideão. Deus não queria que esse tipo de pensamento dominasse a mente dos homens que acreditavam na vitória. Quando Deus enviou os espiãs a Canaã, toda a nação teve sua fé e esperança destruídas pela palavra de 10 homens desmotivados.

Quando você permite que pessoas desmotivadas tenham voz ativa em sua vida, corre o sério risco de desistir dos seus sonhos. É incrível como o negativismo tem o poder de se proliferar com tanta rapidez. Pessoas desmotivadas são predispostas a desistir antes do tempo e, além disso, pessoas desmotivadas desmotivam os outros porque acreditam que se elas não conseguiram, ninguém mais conseguirá.

Ao lado de uma pessoa desmotivada, você tem duas atitudes a tomar: ou você a motiva, ou se deixa dominar pela desmotivação do outro. Principais motivos por que você precisa ser uma pessoa motivada:

Uma pessoa motivada:

- Tem mais sonhos e mais motivos para viver.
- Reage mais rapidamente às pressões da vida.
- Adoece menos, pois sua auto-estima funciona como um escudo.
- Tem mais amigos, porque todos querem estar perto de pessoas motivadas.
- Controla melhor as emoções negativas.
- Conquista as melhores posições no mercado de trabalho.
- Não se concentra no que ela não consegue fazer, antes, busca aprimorar suas qualidades.
- Não desiste diante do primeiro não.
- Não valoriza pontos negativos.
- Vai mais longe porque acredita que sempre existe algo que não foi feito.
- Faz o melhor até com o pior em suas mãos.

Você tem motivado o seu ministério ou tem sido um desmotivador?

Você logo desiste das lutas antes de enfrenta-las?

Como as pessoas a sua volta te vêem? Uma derrotado ou um guerreiro? 

Sua motivação é o seu combustível, é a sua energia; se acabar, você corre o risco de ficar no meio do caminho como milhões de pessoas. Não faça da sua mente uma lixeira, permitindo que todo o tipo de pensamento, principalmente, os negativos façam parte dela; torne-se uma pessoa motivada e alimente essa motivação, com boas amizades, melhorando sua qualidade de vida e sua vida cristã.

Por: Pr.Edson Costa
(Adaptado)