Jazz


A modalidade jazz é uma forma de dança que apresenta o estilo individual de um bailarino e sua originalidade. Cada bailarino de jazz interpreta e executa movimentos e passos em sua própria maneira. Este tipo de dança é enérgico e divertido, consiste em movimentos específicos, footwork extravagante, grandes saltos e expressões curvas e rápidas. Para se destacar no jazz, os bailarinos precisam de uma sólida formação em balé, uma vez que incentiva graça, equilíbrio e boa técnica.

O que vestir?
Aulas de jazz são casuais e descontraídas, por isso sinta-se livre para escolher suas próprias roupas. As linhas corpo da bailarina precisa estar visível. Meias e collants são bons, mas bailarinos de jazz preferem vestir calças de jazz, mais largas e confortáveis. Tops normalmente são usados para o jazz. Verifique com seu professor antes de comprar sapatos de jazz. Pode-se usar as sapatilhas tradicionais e também tênis apropriados para dança.
Estrutura de classe
Uma classe boa de jazz explode com energia. Com estilos musicais que vão desde o hip-hop para mostrar músicas,com a batida por si só, você se move. A maioria dos professores de jazz começa com um minucioso aquecimento, em seguida uma série de exercícios de alongamento e movimentos de isolamento. Isolamentos envolvem mover uma parte do corpo, enquanto que o resto do corpo permanece imóvel. Saltos e grandes saltos são trabalhados em diagonal e também giros e exercícios de equilíbrio. A maioria dos professores de jazz acaba a aula com uma sequência coreográfica bem elaborada trabalhando tudo que foi dado em aula e é a parte mais animada.
Passos de jazz
Em uma aula de jazz, bailarinos são encorajados a adicionar sua própria personalidade para fazer cada etapa única e divertida. Passos de jazz incluem voltas básicas, incluindo chaines, piques, voltas, piruetas, e alguns giros de balé, para citar alguns. Saltos incluem jetés, grand jetés, saltos de torneamento, carpados e etcCaminhadas de jazz pode ser realizado em muitos estilos diferentes. Outro movimento de jazz popular é a “contração”. A contração é realizado através da contração do tronco, com o tronco curvado e a pelve para a frente.
Pioneiros da Dança Jazz
Considerado o pai da técnica do jazz dance, Jack Cole desenvolveu técnicas que são usadas hoje em musicais, filmes, comerciais de televisão e vídeos. Seu estilo enfatizou isolamentos, rápidas mudanças de direção, a colocação angular do joelho e slides longos. Ganhador de oito prêmios Tony, Bob Fosse foi um coreógrafo e diretor de teatro musical, e um diretor de cinema. As características de seu estilo de dança são os joelhos para dentro, ombros arredondados e o corpo inteiro é trabalhado com a técnica de isolamento, cada parte tem a sua importância e movimenta com independência. Considerado um dos fundadores do jazz dance, Gus Giordano também era um mestre e coreógrafo talentoso. Seu estilo de dança tem influenciado muito o jazz moderno.

Retirado do blog Dicas de Dança