O poder do exemplo

Antes de ler o texto do Estúdio do Corpo sobre esse tema, veja um vídeo muito interessante sobre o poder que as nossas atitudes tem de influenciar as pessoas. No caso desse vídeo é demonstrada a influência que os pais exercem sobre os filhos. Assista!



Por Thaise do Prado - Estúdio do Corpo

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" Mt 5:16
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens" Mt 5:13
Como artistas cristãos, estamos em constante evidência, seja no altar ou fora dele, e isso me faz pensar seguidamente em uma coisa: "Como as pessoas nos vêem?" Nossas atitudes, nosso modo de falar, nossas vestimentas, acabam sendo observadas por todos aqueles que buscam algo de Deus em nós. Será que conseguimos através de nossos atos refletir o caráter de Cristo? Ou nós importamos somente quando vestimos um figurino e ministramos no altar?
Certa vez tive uma experiência interessante com relação a isso, eu estava em outro estado do Brasil em um evento cristão, estava almoçando no momento e de repente uma pessoa me chama pelo meu apelido (que até então era só para os íntimos rsrsrsrs) e fala:
– Ise!! É você que trabalha com crianças?
Fiquei surpresa na hora, pensando quem é essa pessoa? Da onde ela me conhece? Como ela sabe meu nome?
Queridos, isso é importante pensarmos, porque imagina se naquele momento eu tivesse fazendo algo errado (seja em atitudes ou comentários) qual o nome que eu estaria denegrindo: Estúdio do Corpo? Não, eu estaria manchando o nome daquele que me deu a vida Jesus Cristo.

Quero frisar a necessidade da nossa luz brilhar de tal modo que as pessoas vejam as nossas boas obras e se sintam atraídas para o Senhor. Nós precisamos de artistas na igreja hoje que sejam um referencial de boa conduta, integridade, santidade e caráter.

As artes podem ter um poderoso impacto se forem produzidas na unção e no poder do Espírito Santo, a sua mensagem não está nas demonstrações atrativas e superficiais de nosso próprio talento, mas na demonstração de poder do Espírito, porém isso só poderá acontecer, se o instrumento (o artista) estiver de acordo com a palavra. Ou seja, um comportamento de obediência que agrade ao Senhor.

Observe a vida de alguns jovens que foram exemplos na bíblia:
• José - Gn 37: 4-28, Gn 39: 7-20
• Moisés – Ex 2:2-10, Hb 11: 23-27
• Samuel – 1 Sm 3: 3-10
• Davi – 1 Sm 17: 34-37
• Daniel – Dn 1,2,3 e 6
• JESUS – Lc 2: 40-52
• Timótio – 2 Tm 3:1

Mas você deve estar pensando, porque devo ter uma vida íntegra?
Pessoas íntegras são indivíduos cujo padrões morais fazem parte da sua vida. Eles possuem convicções firmes sobre o que é certo e as seguem todo o tempo, em cada aspecto da sua vida, não importa onde ou com quem estejam. As pessoas íntegras são aquelas cuja vida é caracterizada pela excelência moral. Nossos atos devem estar de acordo com as nossas palavras e também com a palavra de Deus

Ser perfeito não é a chave para ser um indivíduo íntegro; a chave é prestar sempre contas a Deus.

Os padrões morais fazem parte da sua vida? Seu comportamento tem que ser o mesmo dentro da igreja, ou se estiver fora dela.
Alvo da integridade: Tornar-se como Cristo
1 Tm 4:11-16

OS FILHOS DE ELI: UM EXEMPLO A NÃO SER SEGUIDO
"Os filhos do sacerdote Eli não prestavam e não se importavam com Deus, o Senhor. Eles não obedeciam aos regulamentos a respeito daquilo que os sacerdotes tinham o direito de exigir do povo.... assim os filhos de Eli tratavam com muito desprezo as ofertas trazidas a Deus, o Senhor. E para o Senhor o pecado desses moços era muito grave" 1 Sm 2: 12-17
1 Sm 2:22 -26

Pecados dos filhos de Eli: Eram desobedientes a Deus,enganadores, maltratavam os israelitas, abusavam do poder, possuíam relações com várias mulheres, brincavam com as coisas de Deus,...
Quem são os filhos de Eli hoje?
Acredito que aqueles que "servem" na igreja ou em algum ministério específico, e que querem fazer as coisas do seu jeito, desobedecendo a palavra do Senhor, aqueles que não possuem uma vida de exemplo a ser seguida.

Ez 20: 18-19
Deixe a luz de Deus brilhar através de você
Ter caráter é mostrar pelas suas ações que você gosta do que é certo aos olhos de Deus. A bíblia diz que não podemos ser pessoas de caráter por nossos próprios esforços, devemos permitir que Deus forme o caráter em nós (Rm 7:18,24-25). A Pessoa de caráter têm tanto valor quanto as pedras preciosas (Pv 31:10) Você é uma pessoa de excelente caráter? Pessoas podem seguir e/ou imitar seu comportamento?

Aquele provérbio popular que diz "faço o que eu digo, mas não faça o que eu faço" não vale para o Reino de Deus!
Os outros vêem a vida de Jesus brilhando em você quando está trabalhando ou dirigindo? Não deixe que o pecado impeça a luz de Jesus brilhar no seu caráter.

Você como artista cristão deve ser um exemplo de Cristo a ser seguido, pois hoje as mãos, os pés, o corpo de Jesus aqui na terra, somos NÓS!
1 Tm 4:11 - 16