Resumo sobre o livro de Romanos


Pra quem ainda não está sabendo, o nosso ministério está com um propósito de leitura bíblica e, até o final do ano, vamos ter lido todo o novo testamento juntos. Além disso, ao final de cada livro, cada um tem feito um resumo com o que mais chamou atenção durante a leitura. Selecionamos alguns resumos e vamos postando aqui no blog para que você também seja edificado(a)!

Vamos lá? :)

Por Mirela Borges

Romanos é, de longe, o meu livro preferido da bíblia! Pra mim ele contém um resumo de tudo sobre o amor de Deus e um guia prático de como viver como um cristão nesse mundo. Se eu tivesse que escolher apenas um livro da bíblia pra ler pro resto da vida, seria esse.


A morte e ressurreição de Jesus mudou a história da humanidade como um todo, mas, nessa carta, Paulo explica como isso afeta a vida de cada uma especificamente, no dia a dia, nas pequenas coisas. O que de fato muda na minha vida saber que Jesus morreu por mim? Como viver sabendo disso? Como fazer valer a pena esse sacrifício? É isso que Paulo ensina em sua carta aos romanos.

Então ele começa fazendo uma análise de como o povo de Deus se perdeu em rituais, como as tradições e a lei de Moisés se tornaram vazias, não por serem vazias, mas por passarem a ser feitas sem propósito algum, apenas pra "cumprir tabela". E Paulo é bem duro com os judeus, como podemos ver em Romanos 1:28-32:

"Uma vez que eles não se importaram em reconhecer Deus, Deus desistiu deles e os deixou por conta própria. A vida deles agora é uma confusão só, um mal que desce ladeira abaixo. Eles tomam à força o que é alheio, são ambiciosos e caluniadores. Cheios de inveja, violência, briga e trapaças, fizeram da vida um inferno. Olhem para eles: são maliciosos, venenosos, críticos, ferozes de Deus, brigões, arrogantes, gente vazia e insuportável! Mestres em criar meios de destruir vidas e revoltados contra os pais. Não passam de seres tolos, asquerosos, cruéis e intransigentes. Até parece que eles não sabem o que fazem, mas têm plena consciência de que estão cuspindo no rosto de Deus - e não se importam! Pior ainda, premiam quem faz as piores coisas com eficiência."

E aí ele vai usando diversos argumentos para mostrar que de nada adianta cumprir diversas leis se o seu coração não está em Deus. "O mero ato de ouvir a lei de Deus é perda de tempo se você não faz o que Ele manda" (Rm 2:13). Em todo o tempo, Paulo deixa claro que a sua crítica não está na lei criada pelo próprio Deus, mas em como os judeus conseguiram distorcer tudo e tornar o que era bom em algo sujo e cheio de hipocrisia.

Depois desse "tapa na cara", Paulo mostra a solução para esse problema, que é basicamente entender que Deus é soberano sobre tudo, que a resposta vem Dele, a salvação vem Dele e o mínimo que podemos fazer é dedicar a nossa vida a Ele. Nada do que fazemos conquista o perdão ou a salvação das nossas vidas, isso foi conquistado justamente pelo sacrifício de Jesus. Mas não é porque não podemos fazer nada em relação a isso ou porque Deus é misericordioso conosco que podemos viver de qualquer jeito, fazer o que quisermos das nossas vidas. Essa é a questão. 

"Uma vez que estamos livres na liberdade de Deus, podemos fazer o que nos vier à cabeça? De jeito nenhum. Vocês sabem, por experiência própria, que certos atos baseados numa suposta liberdade acabam destruindo a liberdade. Ofereçam-se ao pecado, por exemplo, e será o último ato livre de vocês" (Rm 6:15-18)

O que Paulo queria mostrar é que a salvação vem pela graça de Deus, mas uma escolha errada nossa pode afastar essa salvação de nós. O que Deus deseja é ter um relacionamento íntimo conosco, mas as nossas atitudes nessa vida é que vão determinar quão perto de Deus estaremos. Mas que atitudes são essas? O que fazer e o que não fazer para que estejamos cada vez mais próximos de Deus? A resposta pra isso também está em Romanos! A partir do capítulo 12, começa o Guia Prático do Cristão. =)

Tudo que tiver que fazer, faça pra Deus, não se deixe levar pela cultura desse mundo, faça parte do corpo de Cristo, amem uns aos outros com sinceridade e sem inveja, não queiram aparecer, não desistam em meio às dificuldades, estejam dispostos, ajudem uns aos outros, seja obediente às regras e às autoridades que estão sobre a sua vida, respeitem as opiniões contrárias as suas, não queira impor Deus sobre os outros... enfim... quando lemos Romanos, não temos mais desculpas para agir errado. Passamos a entender como deve ser o nosso caráter, como devemos agir em cada área das nossas vidas, nada passou em branco nessas orientações de Paulo. Quem disse que a vida não vem com manual de instruções? =)


E pra terminar. deixo o melhor versículo da bíblia inteira da vida de todos os livros da história do mundo das galáxias:

NADA DISSO NOS INTIMIDA, PORQUE JESUS NOS AMA. 
ESTOU CONVENCIDO DE QUE NADA 
VIVO OU MORTO 
ANGELICAL OU DEMONÍACO 
ATUAL OU FUTURO 
ALTO OU BAIXO 
PENSÁVEL OU IMPENSÁVEL 
ABSOLUTAMENTE NADA PODE SE INTROMETER ENTRE NÓS E O AMOR DE DEUS, QUANDO VEMOS O MODO COM QUE JESUS, NOSSO SENHOR, NOS ACOLHEU!

(Romanos 8:38-39)